Controle de Acesso Integrado é fundamental para as Soluções Inteligentes de Segurança Eletrônica

Segurança

New
Segurança
Controle de Acesso Integrado é fundamental para as Soluções Inteligentes de Segurança Eletrônica

Até poucos anos atrás, víamos o acesso aos ambientes serem liberados por meio de reconhecimento facial ou íris dos olhos como versões futuristas do nosso mundo, mas essa tecnologia não está mais distante de nós. Ela existe e é empregada no Brasil, em diversos níveis corporativos. É comum empresas e condomínios de alto padrão adquirirem sistemas inteligentes de segurança que oferecem acesso por biometria ou reconhecimento por voz. Quando o assunto é segurança eletrônica, tecnologia, processos e pessoas devem se conectar para que funcione.

Com uma dinâmica de trabalho cada vez maior nas empresas e centros corporativos, é preciso monitorar a entrada e saída das pessoas de forma eficiente e a inovação existe para garantir isso.

A tecnologia deve acompanhar a mudança de comportamento e somente com Controle de Acesso Integrado aos novos sistemas é possível garantir a segurança individual e coletiva, assim como o sigilo das informações e a integridade dos bens.

Este novo conceito na área de segurança eletrônica surgiu após a transformação digital, nos últimos anos. Quando o Controle de Acesso Integrado passou a ser um dos pontos fundamentais dessa inovação e estar previsto em qualquer Solução Inteligente de Segurança, especialmente no ambiente corporativo.

Essa ferramenta prevê o uso de uma automação completa e interligada de forma eficiente. O controle de acesso faz toda a diferença quando o assunto é segurança de um sistema, pensando na entrada e saída de pessoas nos grandes espaços monitorados como um dos principais alvos em caso de ações que se quer inibir.

Controle de perímetro e controle de acesso e intrusão

Os projetos de segurança automatizada com controle de perímetro e controle de acesso e intrusão são destinados a bancos, órgãos do governo, escolas, universidades, embaixadas, consulados, aeroportos, CDs (centros de distribuições) de empresas e multinacionais, além de outros espaços que exijam controle de acesso rigorosos, ou seja, que possuam grande porte.

O controle de acesso em empresas, grandes espaços públicos e particulares pode ser feito com automação de catracas eletrônicas e cancelas, nos prédios e estacionamentos. Isso é feito por meio de diferentes tecnologias e equipamentos. São eles:

 

  • Cartão biométrico
  • QR Code
  • Reconhecimento facial (ou biometria facial)
  • Reconhecimento de placas (LTR)
  • Outros softwares inteligentes

Funcionando à distância, ou seja, por acesso remoto, esses recursos automatizados podem:

  • Autorizar a entrada simplificada de pessoas;
  • Bloquear as pessoas não autorizadas no local;
  • Gerenciar os diferentes níveis de acesso de pessoas aos ambientes, de acordo com análise de perfis dentro dos padrões analisados pelo sistema;
  • Acessar informações atualizadas sobre o fluxo de pessoas e seu padrão;
  • Aumentar a segurança dos colaboradores da empresa por meio de controle e gestão em tempo real do acesso a terceiros;
  • Imprimir etiquetas adesivas para personalizar o crachá de visitantes;
  • Unificar as permissões fornecidas aos usuários ao sistema de ponto;

Quanto mais alto o padrão tecnológico do sistema, mais eficiente ele será, como no caso dos hardwares inteligentes, equipados com tecnologia Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial. Porque eles registram, processam e trocam informações com o software via web, sem a necessidade de intermediários ou atualização local.

Um sistema inteligente, baseado nestas tecnologias, ajuda a empresa a:

  • Diminuir o custo com horas extras indevidas;
  • Controlar a frequência de visitas e identificar previamente os visitantes;
  • Obter informações em tempo real;
  • Integrar-se com ferramentas online;
  • Manter a integridade dos bens e segurança de pessoas;
  • Controlar o acesso a áreas comuns e refeitórios, podendo fazer análise e estimativa de horários de almoço para produção das refeições
  • Muitos outros dados que podem ser utilizados de forma personalizada.

Controle de Acesso na Gestão de Pessoas e Espaços

Incluir equipamentos eficazes para controle de acesso nas soluções inteligentes de segurança é fundamental, já que o monitoramento de entrada e saída de pessoas impacta diretamente no uso de qualquer sistema inteligente escolhido por uma empresa.

Mas, não basta abrir ou fechar uma via de acesso. Os equipamentos tecnológicos devem gerar dados e um nível de informação que transformem a relação entre as pessoas e os espaços monitorados, para promover a gestão de pessoas.

Por isso a gestão automatizada de acesso aos ambientes se sobrepõe à eficiência humana. Só com uso dos recursos tecnológicos, cada vez mais eficientes, é possível garantir o monitoramento de presença e movimento no nível que as empresas atuais necessitam. 

Todas as soluções podem ser integradas com o uso de videomonitoramento. A partir das diversas tecnologias disponíveis, soluções de segurança, controle de acesso e proteção perimetral são desenvolvidas as soluções personalizadas. O objetivo é atender cada tipo de necessidade, levando em conta a rotina de frequência dos acessos.

Confira as principais tecnologias empregadas nos softwares para segurança inteligente e preventiva:

1- Automação de catracas e cancelas:

Controle de acesso feito com automação de catracas e cancelas para contagem de pessoas e objetos num perímetro, determinando e avaliando a circulação em ambientes restritos;

Monitoramento com uso da automação nas catracas e cancelas. O recurso permite medir filas e descobrir se há a possibilidade de eventos não previstos. Isso é feito nas entradas, saídas de prédios, de estacionamentos e pedágios com grande êxito;

Acesso à catraca, com o uso de cartão, biometria, reconhecimento facial, senha, QR code ou cartão de proximidade;

Acesso à cancela por meio de reconhecimento facial, biometria ou leitura de placa (LPR);

Registro eletrônico de movimentação de pessoas, veículos e condutores, feito em todo sistema de cancelas, catracas e portas, conforme a necessidade;

Registro eletrônico de movimentação com mapeamento de percursos de veículos e pessoas;

Implantação de sistema de comunicação sem fio em catracas e cancelas;

Integração de níveis de acesso e permissão aos sistemas de detecção de intrusão por infravermelho, com uso de alarmes de aviso em caso de ocorrências fora do previsto e usual;

Agilidade nos processos de portaria, com registro de visitantes e controle de acesso temporário;

Autenticação de identidade combinada por biometria facial, biometria digital e cartão de acesso com uso simultâneo;

Controladoras com autonomia de funcionamento sem energia elétrica pelo período de até 4 horas, armazenando dados dos usuários no local, garantindo a integridade das permissões de acesso mesmo quando não há conexão com os servidores.

2- Controle de perímetros:

Uso de tecnologias de detecção combinada, como os sensores infravermelhos ativos (para uso externo); sensores infravermelhos passivos (para uso aberto ou semi aberto) e cercas elétricas tradicionais e industriais, com cabos de sensores e outros acessórios;

Cercamento eletrônico com sensores infravermelhos, integração com sistema de CFTV e controle de acessos;

Acionamento por áreas, com diferentes níveis de proteção e protocolos de segurança;

Outros sistemas integrados ao videomonitoramento com detecção de presença, permitindo a captação de imagens em alta resolução do ponto violado e envio de alertas para equipes de segurança. As regras devem ser pré avaliadas e estabelecidas no projeto voltado para o segmento;

Uso de barreiras físicas - também chamados bollards e garras de tigre - capazes de impedir invasões com o uso de veículos de grande porte ou em alta velocidade, resguardando entradas e saídas de perímetros controlados.


Website Developed by
Agência UWEBS Criação de Sites